Secretária-adjunta de Educação de Maceió discute participação da Semed na Semana Interinstitucional de Pesquisa e Inovação na Educação Básica

A secretária-adjunta de educação de Maceió, Noêmia Barroso, se reuniu nesta quarta-feira (13) com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em seu gabinete. O encontro teve como propósito discutir a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que ocorrerá de 16 a 20 de outubro em diversas cidades alagoanas, como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Um dos destaques da programação da Sinpete é a realização de uma audiência pública sobre Equidade Educacional, uma iniciativa do Observatório Nacional de Equidade Educacional, do Ministério da Educação (MEC), que é executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/Ufal).

Leogildo Alves Freire, vice-coordenador do Observatório, enfatizou que a intenção da Sinpete vai além de ser apenas um evento científico de formação. Ele afirmou que o objetivo é mobilizar a comunidade, a sociedade civil organizada e outros órgãos e parceiros para participarem da audiência pública, visando uma maior aproximação da universidade com a comunidade.

A reunião entre os pesquisadores da Ufal e a Secretaria Municipal de Educação permitiu promover uma maior integração e troca de experiências entre as instituições. Noêmia Barroso ressaltou que esse encontro representa um marco importante para a educação de Maceió, fortalecendo a área por meio dessa parceria. Ela destacou ainda a importância do Sinpete e da audiência pública para a transformação e desenvolvimento da educação na cidade.

Regina Maria, vice-coordenadora do Sinpete, reforçou a parceria com a Semed e ressaltou a importância de buscar a interação com a comunidade, envolvendo não apenas pesquisadores, professores e estudantes, mas também as famílias dos estudantes que estarão presentes durante a semana do evento.

Vera Pontes, coordenadora-geral do Sinpete, ressaltou a parceria já existente entre a Semed e a Ufal e destacou a importância de ações conjuntas visando a qualificação de políticas públicas para a educação básica.

Durante a reunião, o diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho, apresentou projetos realizados pelo núcleo e destacou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento de tecnologias educacionais. Ele ressaltou o objetivo de estreitar os laços com a Semed e mostrar os avanços que podem ser alcançados na melhoria dos indicadores educacionais.

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar que busca fomentar e divulgar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A iniciativa é executada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

As atividades da Sinpete serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), que ocorrerá em diferentes cidades de Alagoas, proporcionando um amplo alcance e envolvimento da comunidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo