Com um investimento total de R$ 2 milhões, mais de 800 emissoras de rádio comunitárias cadastradas pela Secom têm a oportunidade de ser contempladas com um valor bruto de R$ 2.466,09 para veiculação de mensagens informativas. O objetivo principal do edital é promover a adesão das rádios comunitárias na divulgação das ações do Ministério da Cultura, fazendo parte das ações previstas pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que completa 20 anos em 2024.
“A parceria com as rádios comunitárias nos permitirá ampliar a divulgação dessa política nos territórios, para que mais fazedores e fazedoras de cultura possam ser reconhecidos e fomentados como Pontos de Cultura”, explicou Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. Ricardo Zamora, secretário-executivo da Secom/PR, ressaltou o compromisso do governo em democratizar a comunicação e pluralizar as vozes, destacando o foco da atual gestão nas rádios comunitárias.
O processo de seleção das rádios contempladas é dividido em cinco etapas, desde as inscrições até a prestação de contas final. A iniciativa visa fortalecer a articulação da rede de pontos e pontões de cultura nos territórios, contribuindo para a promoção da diversidade cultural brasileira e garantindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais presentes na comunidade.
A publicação da Portaria MinC Nº 148, de 27 de agosto de 2024, que instituiu o patrocínio sob a forma de apoio cultural às emissoras de radiodifusão comunitária, reforça a importância da comunicação comunitária na promoção da cidadania cultural e na divulgação das políticas culturais. Essa iniciativa inédita demonstra o compromisso do governo em valorizar e fomentar a cultura através de parcerias estratégicas com os veículos de comunicação locais.