No entanto, nem todos os presídios do estado terão essa mesma oportunidade. No presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano, não houve número suficiente de presos provisórios aptos a votar para instalar uma seção eleitoral. É importante ressaltar que, de acordo com a legislação eleitoral, são considerados presos provisórios aqueles que estão recolhidos em estabelecimentos penais sem condenação criminal transitada em julgado.
Com as condenações definitivas, os presos perdem o direito ao voto enquanto estiverem cumprindo sua pena. Para garantir a segurança e a regularidade do processo eleitoral dentro dos presídios, são adotados procedimentos operacionais específicos, que são definidos pelo juiz eleitoral da zona onde está localizada a unidade prisional, em conjunto com os administradores do presídio.
A 54ª Zona Eleitoral de Maceió assumiu a responsabilidade pela seção eleitoral dentro do complexo prisional, demonstrando o comprometimento das autoridades locais em garantir a participação democrática, mesmo em condições adversas. A presença de uma seção eleitoral dentro de um presídio é um importante passo para promover a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, demonstrando que todos os cidadãos, independentemente de sua situação, têm o direito e o dever de participar do processo democrático.