A pesquisa, realizada com 1.600 eleitores da capital gaúcha entre os dias 20 e 25 de outubro, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-03200/2024, a pesquisa também mostra que comparado ao levantamento anterior, Melo teve uma oscilação negativa de 0,7 ponto percentual, enquanto Maria do Rosário teve um aumento de 0,7 ponto percentual.
Em relação à intenção de votos totais, considerando brancos e nulos, Melo tem 55,4% e Maria do Rosário, 42,7%. Os indecisos representam 0,2% e 1,7% pretendem votar em branco ou nulo. A segmentação da pesquisa revela que Melo se destaca entre os eleitores com até o ensino fundamental, evangélicos e maiores de 60 anos, enquanto Maria do Rosário tem melhor desempenho entre os mais jovens, agnósticos ou ateus, e na faixa etária entre 25 e 34 anos.
A pesquisa também abordou a avaliação dos eleitores sobre a gestão de Sebastião Melo na prefeitura, sendo que 55% aprovam seu trabalho, enquanto 43% desaprovam. Segundo os entrevistados, os principais problemas da capital gaúcha são a saúde, a educação e a criminalidade.
No primeiro turno das eleições em Porto Alegre, realizado em 6 de outubro, Sebastião Melo quase conquistou a reeleição ao obter 49,7% dos votos válidos, enquanto Maria do Rosário ficou com a segunda vaga ao obter 26,3% dos votos válidos. Diante desses resultados, a expectativa é de que Melo seja reeleito no domingo, 27.