O encontro reuniu as entidades credenciadas na chamada pública do edital 01/2024 e contou com a presença da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues. Durante a oficina, foi discutido o plano de trabalho das instituições e houve um intercâmbio de aprendizados sobre a execução do programa de cisternas no estado.
A secretária ressaltou a importância do compromisso da Seagri com os produtores familiares da região do semiárido alagoano, destacando que a atividade é apenas o início das estratégias traçadas para 2025. Serão construídas e implementadas 1554 cisternas de 16 mil litros de 1ª água em municípios como Belo Monte, Piranhas e Palmeira dos Índios, proporcionando acesso facilitado à água de qualidade para as famílias rurais.
Durante o evento, estiveram presentes entidades como a Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e o Instituto Terra Viva (ITV). Ao longo do ano, serão realizadas outras edições da oficina de cisternas, visando facilitar o acompanhamento e a eficácia da instalação desses importantes recursos hídricos.
A Seagri e o governador Paulo Dantas estão empenhados em garantir a segurança hídrica para a população da região, transformando a vida dos sertanejos que buscam uma água de qualidade. A construção dessas cisternas representa um passo importante para a melhoria das condições de vida das famílias dos produtores rurais do semiárido alagoano.