O equipamento entregue traz consigo mais tecnologia para o treinamento de inseminação artificial bovina no método Shiva. O kit é composto por um modelo de vaca simuladora tipo vitrine, um modelo do sistema reprodutor da vaca e quatro simuladores com diferentes modelos de cérvix, representando novilhas e vacas GIR, com duas diferentes passagens.
Presente durante a entrega, a secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, ressaltou a importância da inovação na didática do curso. Para ela, a modernização facilita a transmissão da técnica aos instrutores, dando suporte não só para o uso da inseminação artificial nas pequenas propriedades rurais, mas também para a profissionalização da prática.
O Curso de Inseminação Artificial, realizado desde 1995, já formou 870 alunos e obteve uma aprovação de 99,9%. Os números comprovam a relevância da capacitação para o desenvolvimento das técnicas de IA, contribuindo para o treinamento e aperfeiçoamento de técnicos e produtores, garantindo mão de obra qualificada para o setor pecuário.
Além disso, a inseminação artificial tem um impacto significativo na economia do estado, especialmente na bovinocultura leiteira e de corte. Em 2023, Alagoas adquiriu 123.009 doses para inseminação do rebanho, sendo que a melhoria genética contribui para o desenvolvimento sustentável e lucrativo das propriedades rurais.
Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, é essencial continuar investindo na formação de mão de obra qualificada, alinhada com as técnicas de inseminação artificial, a fim de garantir o progresso do setor e a tecnificação das propriedades rurais. A iniciativa da Seagri em parceria com a Prefeitura de Batalha é um passo importante nesse sentido.