SAÚDE – Vacinação contra variante XBB da Ômicron começa no Rio de Janeiro para idosos de 85 anos ou mais, ampliação por faixa etária nas próximas semanas.

A cidade do Rio de Janeiro deu início nesta terça-feira (28) à vacinação contra a covid-19 para a cepa XBB, subtipo da variante Ômicron que tem se destacado nas análises de sequenciamento genômico. Nessa primeira fase, a campanha está direcionada para idosos com 85 anos ou mais, com a previsão de incluir outras faixas etárias nas próximas semanas, de acordo com o plano de distribuição de doses estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A atualização da vacinação contra a cepa predominante é considerada fundamental para o controle dos índices da doença, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância de as pessoas ficarem atentas ao calendário para não perderem a data da nova dose. Soranz também destacou que a covid-19 já causou muitas mortes, mas que graças à adesão da população à vacina, foi possível controlar a propagação do vírus, enfatizando a necessidade de não dar brechas para a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e nos centros municipais de saúde distribuídos pela cidade, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação, em Botafogo e Campo Grande, que funcionam todos os dias, com horários estendidos para facilitar o acesso da população.

A atual fase da campanha de imunização também incluirá os idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa etária. Essas medidas têm como objetivo garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis e acelerar o processo de imunização no combate à pandemia. É fundamental que a população esteja atenta e participe ativamente da campanha de vacinação para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo