SAÚDE – Vacinação contra variante XBB da covid-19 no Rio de Janeiro ampliada; prazo termina domingo. População deve se vacinar para prevenir novas cepas.



O prazo final para a imunização da população carioca contra a variante XBB da covid-19 se encerra neste domingo (25). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu a campanha de vacinação para incluir todas as pessoas com cinco anos de idade ou mais, que estejam aptas a receber a dose de reforço.

A exigência para a aplicação da vacina é que a dose anterior tenha sido administrada há pelo menos um ano. A SMS destaca que o imunizante protege contra novas variantes do vírus e reduz significativamente as chances de internação e mortalidade decorrentes da doença.

A rede de saúde do município disponibiliza a vacina em 238 clínicas da família e centros municipais de saúde. Além disso, os cariocas também podem se dirigir ao Super Centro Carioca de Vacinação, localizado em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h. Outra opção é o Super Centro Carioca de Vacinação em Campo Grande, situado no Park Shopping Campo Grande, que segue o horário de funcionamento do centro comercial.

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, ressaltou a importância da vacinação para manter a situação epidemiológica da cidade sob controle. Ele enfatizou que, apesar de a capital fluminense apresentar uma alta cobertura vacinal, esta não é duradoura e, por isso, é essencial a aplicação do reforço com a vacina XBB.

Segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado recentemente, houve um aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversos estados, como Bahia, Goiás, Paraíba, São Paulo e Sergipe, devido à ação do Rinovírus e do Sars-CoV-2, causadores da covid-19.

Diante desse cenário, é fundamental que a população carioca se mantenha atenta e busque a imunização tanto contra a covid-19 quanto contra a gripe, para assim proteger a si mesma e contribuir para a contenção da propagação de doenças respiratórias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo