SAÚDE – Vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro será antecipada para quarta-feira, com distribuição de 492 mil doses para todos os municípios.



Os moradores do estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de se vacinar contra a gripe mais cedo do que o esperado. A campanha de imunização, que estava prevista para começar em todo o país no dia 7 de abril, foi antecipada para a próxima quarta-feira (02) na região fluminense. A primeira remessa de 492 mil doses da vacina, enviada pelo Ministério da Saúde, já está sendo distribuída para os 92 municípios do estado.

Mais de 7 milhões de pessoas no Rio de Janeiro poderão receber a vacina, que protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. É importante ressaltar que a vacina é atualizada a cada campanha, trazendo as cepas dos vírus que devem circular com mais frequência no próximo inverno. Por isso, é fundamental tomá-la todo ano para manter a eficácia elevada.

Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, da educação, das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, dos correios, população e funcionários do sistema prisional.

O objetivo principal da vacinação contra a gripe é proteger contra complicações da doença que podem resultar em hospitalizações e mortes. Até o dia 22 de março, o Brasil já registrou mais de 750 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza, com 77 mortes confirmadas. Por isso, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a vacina não só protege contra três vírus do tipo influenza, mas também reduz o risco de casos graves e óbitos. Estados e municípios têm a opção de antecipar a vacinação, como já fizeram São Paulo e o Distrito Federal. No DF, a imunização começou na última terça (26), enquanto em São Paulo está marcada para iniciar amanhã. A antecipação da vacinação é uma medida importante para garantir a proteção da população contra a gripe e suas complicações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo