A iniciativa visa aprofundar a compreensão sobre a colaboração vital entre as áreas clínica, familiar e escolar, no que tange ao desenvolvimento e inclusão de crianças neurodivergentes. Essa primeira edição conta com a parceria de instituições de ensino locais, como os colégios Sacramento, Sagres e Pierre Vigne, reforçando o compromisso coletivo em criar um ambiente educacional mais inclusivo.
O supervisor ABA do Teu Jatiúca, Thauan Ferro, destaca a relevância da troca de informações e da capacitação dos profissionais, apontando que uma colaboração bem-sucedida entre terapeutas e educadores pode resultar em estratégias de intervenção mais eficazes e integradas. “O diálogo contínuo sobre progresso e desafios dos alunos permite ajustes nas práticas educacionais, promovendo avanços significativos”, afirma Ferro.
O evento busca também proporcionar uma identificação precoce de desafios no ambiente escolar, facilitando intervenções rápidas e eficazes. Essa rápida adaptabilidade é crucial para a inclusão bem-sucedida das crianças em classes regulares, nas quais se sentem verdadeiramente valorizadas e compreendidas.
A programação inclui temas fundamentais expostos ao longo dos quatro dias, como “Desmistificando o TEA”, elaboração de Planos de Ensino Individualizados (PEI), a importância da colaboração entre clínica, família e escola no contexto da Ciência ABA, e os manejos comportamentais necessários no ambiente escolar.
Este movimento da Unimed Maceió visa garantir que, até 2025, a educação seja cada vez mais inclusiva, ampliando oportunidades e assegurando a qualidade do aprendizado para todas as crianças, independentemente de suas necessidades específicas. A continuidade do projeto prevê eventos semestrais, com a expectativa de forte adesão das comunidades de profissionais e instituições escolares envolvidas.