SAÚDE – Tratamentos contra o glaucoma beneficiam 300 mil brasileiros em 5 anos, aponta Conselho de Oftalmologia.



Durante os últimos cinco anos, cerca de 300 mil brasileiros foram acompanhados e tratados no intuito de evitar a perda total da visão devido ao glaucoma, que atualmente é considerado a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Os dados foram divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, lembrado no último domingo.

Segundo o CBO, o atendimento oferecido pelos médicos oftalmologistas na rede pública entre 2019 e 2023 beneficiou esse grupo de pacientes, proporcionando acesso gratuito a tratamentos medicamentosos. Essa assistência oftalmológica no Sistema Único de Saúde (SUS) tem reduzido significativamente as chances de pacientes com glaucoma desenvolverem quadros graves, com perda de visão irreversível.

Estimativas apontam que mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil devem ter glaucoma, sendo que 2% da população acima de 40 anos pode apresentar a doença. Esses dados foram baseados no último censo do IBGE, realizado em 2022, que mostrou que a faixa etária acima de 40 anos concentra 85,9 milhões de pessoas no país.

O conselho ressalta a importância da detecção precoce do glaucoma por meio de exames oftalmológicos regulares para identificar e tratar a doença antes que ocorra perda visual. Estratégias de prevenção, acompanhamento médico e tratamentos adequados podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.

Como forma de combater a cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil instituiu o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma em 2008, fornecendo colírios gratuitos para o tratamento da doença pelo SUS. A aplicação correta desses colírios ajuda a estabilizar a pressão intraocular e controlar a doença, evitando a cegueira.

Entre 2019 e 2023, os tratamentos clínicos do glaucoma beneficiaram em média 280 mil pacientes por ano em todas as regiões do Brasil. O Nordeste foi a região que mais realizou procedimentos, seguida pelo Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Estados como Minas Gerais, Bahia e São Paulo se destacaram no atendimento aos pacientes com glaucoma.

A prevenção e o tratamento adequado do glaucoma são essenciais para evitar a perda da visão e impedir o avanço da doença. Eventos como o “24 Horas pelo Glaucoma”, promovido pelo CBO e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, visam conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para combater essa condição que afeta milhares de brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo