Conforme informações da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, esse trabalhador era o único a apresentar sintomas gripais até aquele momento. Em resposta à situação, ele foi isolado em sua residência, como medida de precaução. Desde a última sexta-feira, 16, a saúde dos funcionários da granja de Montenegro, bem como dos trabalhadores do zoológico de Sapucaia do Sul, está sob monitoramento rigoroso das equipes de saúde. Essas localidades foram identificadas como pontos com focos confirmados de gripe aviária.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul reforçou a mensagem de que o risco de infecção por influenza aviária em humanos permanece considerado baixo. O contágio ocorre principalmente entre aqueles que têm contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, sejam eles vivos ou mortos. Especialistas enfatizam que a doença não é transmitida pelo consumo de alimentos que foram devidamente cozidos ou preparados, e que a transmissão de pessoa para pessoa é extremamente limitada.
Essas informações tranquilizam a população em um momento de alerta, especialmente para quem trabalha com aves. O trabalho contínuo das autoridades de saúde, que estão monitorando a situação de perto, é crucial para garantir a segurança de todos. A população é incentivada a manter a calma e a seguir as orientações das autoridades, que estão comprometidas em lidar com o controle e a vigilância em relação a possíveis ocorrências de gripe aviária na região.