A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que houve uma mudança na circulação viral nas últimas três semanas. Ela ressaltou que, atualmente, a demanda por atendimento de síndrome gripal está sendo provocada principalmente pela Influenza e destacou a importância da vacinação. Mello enfatizou a necessidade de confiar nas vacinas, que já demonstraram salvar vidas, e de garantir que a vacinação contra a Covid-19 e a gripe esteja em dia.
O boletim também aponta uma tendência de aumento na solicitação de leitos para o tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse aumento é mais significativo nas faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e em pessoas com mais de 80 anos. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da adesão à campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 25 de março.
Além disso, a secretaria recomenda que os grupos mais vulneráveis a infecções respiratórias, como crianças e idosos, mantenham as doses de reforço contra a Covid-19 em dia, a fim de evitar casos graves e óbitos. Vale ressaltar que as vacinas contra a gripe e a Covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente, trazendo mais proteção para a população.