O VSR é particularmente perigoso para crianças com até dois anos de idade e idosos, podendo levar a complicações graves, como dificuldade respiratória e até mesmo óbito. De acordo com os dados mais recentes do boletim Infogripe da Fiocruz, neste ano já foram registrados 370 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e oito mortes causadas pelo VSR. A transmissão do vírus é mais intensa durante o inverno, quando há um aumento significativo de casos, especialmente em bebês.
A eficácia da vacina Abrysvo foi comprovada em testes realizados pela fabricante Pfizer, que mostraram uma proteção de 82,4% em bebês de até três meses e 70% em bebês de até seis meses. A vacinação durante a gestação é fundamental, pois permite que a mãe transmita anticorpos ao feto, garantindo proteção desde os primeiros meses de vida. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi, ressalta que essa nova vacina terá um impacto positivo significativo na saúde infantil, reduzindo a necessidade de consultas de emergência, internações e casos graves da doença.
Além da Abrysvo, a Conitec também aprovou a incorporação de outra tecnologia para bebês prematuros, o anticorpo monoclonal nirsevimabe. Diferentemente das vacinas, esse medicamento age de forma imediata como um defensor contra agentes infecciosos específicos, sendo indicado para bebês com sistema imunológico vulnerável. Com essas novas tecnologias disponíveis, a saúde das gestantes e bebês no Brasil terá um reforço importante na prevenção de doenças respiratórias graves.