Segundo o diretor de Defesa Profissional da SBA, Jedson Nascimento, a prioridade máxima nos procedimentos é o paciente e nada além disso. É importante ressaltar que a maioria das instituições já trabalha com protocolos de segurança, porém o anestesiologista alerta para a necessidade de uma contínua avaliação e um processo permanente de crescimento e modernização de procedimentos. Nascimento destaca a importância de trazer de volta os conceitos básicos de segurança do paciente, já conhecidos pela OMS e pelo Ministério da Saúde, para otimizar os resultados.
Denominada “Anestesiologista pela Segurança do Paciente”, a campanha de conscientização busca minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, certificar a eficácia da segurança do paciente e melhorar continuamente a qualidade dos serviços. O objetivo principal é destacar o papel do anestesiologista na garantia da segurança e bem-estar dos pacientes durante o período perioperatório.
É importante ressaltar que não são apenas os procedimentos cirúrgicos que requerem atenção e cuidado com a segurança do paciente. Procedimentos como exames sob sedação, como endoscopia, ressonância magnética e tomografia, também envolvem a função do anestesiologista. A SBA reforça a importância desse profissional e ressalta que o paciente é mais importante que o procedimento em si.
Por meio dessa campanha, a SBA busca informar profissionais de saúde e pacientes sobre as medidas e práticas adotadas pelos anestesiologistas para diminuir riscos e promover uma experiência segura durante o ato cirúrgico e demais procedimentos. Além disso, a iniciativa está alinhada ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), estabelecido pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento em todas as instituições de saúde do país.
A promoção da conscientização em âmbito global sobre a participação dos pacientes, seus familiares e cuidadores em todos os aspectos e níveis da prestação de cuidados de saúde também é um dos objetivos essenciais da campanha da SBA. A ideia é capacitar essas pessoas para desempenharem um papel ativo e contribuírem para a elevação dos padrões de segurança.
Portanto, a SBA continua comprometida em garantir a segurança do paciente, relembrando os conceitos básicos e buscando aprimorar continuamente os procedimentos, a fim de proporcionar a melhor experiência possível aos pacientes.
 
  
 








