SAÚDE – Sindicância é aberta no Rio de Janeiro após pacientes transplantados contraírem vírus HIV: laboratório suspenso e medidas adotadas.



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro está enfrentando um grave problema após seis pacientes transplantados no estado contraírem o vírus HIV. Uma sindicância interna foi instaurada para identificar os responsáveis por essa situação alarmante. Segundo informações divulgadas pela SES em nota oficial, 288 doadores estão sendo examinados pelo Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), órgão da Secretaria de Saúde.

A fim de garantir a segurança dos transplantados afetados, uma comissão multidisciplinar foi formada para acolhê-los e tomar as medidas necessárias. O laboratório privado contratado por licitação para atender o programa de transplantes teve seus serviços suspensos e foi interditado cautelarmente. Agora, os exames estão sendo realizados pelo Hemorio.

A SES está realizando um rastreio minucioso, reavaliando todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores desde dezembro de 2023, data da contratação do laboratório em questão. De acordo com a Secretaria, esta é uma situação sem precedentes, pois o serviço de transplantes sempre foi reconhecido pela excelência e salvou a vida de milhares de pessoas desde 2006.

Tanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto o Ministério da Saúde estão investigando e buscando responsabilizar os culpados por essa situação. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é considerado um dos mais seguros e transparentes do mundo, com normas rigorosas para proteger doadores e receptores.

O SNT, que é financiado em grande parte pelo SUS, é responsável por cerca de 88% dos transplantes realizados no país. O Ministério da Saúde destaca a constante atualização do sistema para acompanhar os avanços médicos e científicos, visando sempre manter um alto nível de confiabilidade nos transplantes realizados no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo