A fim de garantir a segurança dos transplantados afetados, uma comissão multidisciplinar foi formada para acolhê-los e tomar as medidas necessárias. O laboratório privado contratado por licitação para atender o programa de transplantes teve seus serviços suspensos e foi interditado cautelarmente. Agora, os exames estão sendo realizados pelo Hemorio.
A SES está realizando um rastreio minucioso, reavaliando todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores desde dezembro de 2023, data da contratação do laboratório em questão. De acordo com a Secretaria, esta é uma situação sem precedentes, pois o serviço de transplantes sempre foi reconhecido pela excelência e salvou a vida de milhares de pessoas desde 2006.
Tanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto o Ministério da Saúde estão investigando e buscando responsabilizar os culpados por essa situação. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é considerado um dos mais seguros e transparentes do mundo, com normas rigorosas para proteger doadores e receptores.
O SNT, que é financiado em grande parte pelo SUS, é responsável por cerca de 88% dos transplantes realizados no país. O Ministério da Saúde destaca a constante atualização do sistema para acompanhar os avanços médicos e científicos, visando sempre manter um alto nível de confiabilidade nos transplantes realizados no Brasil.