De acordo com o relatório apresentado, os indicadores precoces como a taxa de positividade e a procura por atendimento nas UPAs demonstram um avanço nos casos antes mesmo de serem registrados nos sistemas de informação oficiais. A taxa de positividade aumentou de 3% na Semana Epidemiológica 29 para 8% na SE 33, atingindo um pico de 11% na SE 32.
Em relação aos atendimentos em adultos nas UPAs do estado, observou-se um crescimento significativo, passando de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. O aumento também foi evidente no número de crianças atendidas, com 117 casos registrados na SE 29 e 367 na SE 33.
A secretária de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da imunização contra a Covid-19, destacando a disponibilidade das vacinas nos postos de saúde. Ela também ressaltou a importância da higienização correta das mãos como uma medida simples e fundamental na prevenção da doença, além de orientar a população a buscar assistência médica ao apresentar sintomas como falta de ar, febre, tosse seca e dor de garganta.
Para acesso ao Panorama Covid e outras informações relevantes, como o número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, os cidadãos podem consultar o Painel de Monitoramento da Covid-19 através do site do CIS-RJ. A divulgação desses dados visa manter a população informada e consciente dos cuidados necessários para combater a disseminação do coronavírus no estado do Rio de Janeiro.









