SAÚDE – SES-RJ volta a divulgar dados da Covid-19 devido ao aumento nos indicadores de casos e atendimentos em unidades de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) retomou a divulgação do Panorama da Covid-19 nesta terça-feira (27), devido ao aumento significativo nos indicadores da doença detectado pelo Centro de Inteligência em Saúde do estado (CIS-RJ). Os dados analisados nas semanas epidemiológicas SE 29 a SE 33, que abrangem o período de 14 de julho a 17 de agosto, apontam um crescimento expressivo em indicadores como a taxa de positividade e o aumento dos atendimentos em unidades de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com o relatório apresentado, os indicadores precoces como a taxa de positividade e a procura por atendimento nas UPAs demonstram um avanço nos casos antes mesmo de serem registrados nos sistemas de informação oficiais. A taxa de positividade aumentou de 3% na Semana Epidemiológica 29 para 8% na SE 33, atingindo um pico de 11% na SE 32.

Em relação aos atendimentos em adultos nas UPAs do estado, observou-se um crescimento significativo, passando de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. O aumento também foi evidente no número de crianças atendidas, com 117 casos registrados na SE 29 e 367 na SE 33.

A secretária de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da imunização contra a Covid-19, destacando a disponibilidade das vacinas nos postos de saúde. Ela também ressaltou a importância da higienização correta das mãos como uma medida simples e fundamental na prevenção da doença, além de orientar a população a buscar assistência médica ao apresentar sintomas como falta de ar, febre, tosse seca e dor de garganta.

Para acesso ao Panorama Covid e outras informações relevantes, como o número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, os cidadãos podem consultar o Painel de Monitoramento da Covid-19 através do site do CIS-RJ. A divulgação desses dados visa manter a população informada e consciente dos cuidados necessários para combater a disseminação do coronavírus no estado do Rio de Janeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo