Essa ação faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que teve início em 27 de maio e se estenderá até 14 de junho. O intuito é reduzir o risco de reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal, garantindo a proteção das crianças contra a poliomielite.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da imunização, destacando a inclusão de uma dose de reforço para as crianças de 1 a 4 anos. Ele ressaltou a necessidade de pais e responsáveis levarem seus filhos para receberem a vacina no dia D, enfatizando que a imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.
O Ministério da Saúde orienta que crianças nessa faixa etária que estejam em dia com o esquema básico de vacinação devem receber a dose oral da vacina. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação das crianças para que as equipes de saúde possam avaliar a situação vacinal e garantir a proteção adequada.
Além dos postos de vacinação espalhados pela cidade, como clínicas da família e centros municipais de saúde, também estão disponíveis o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e o Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, no ParkShopping Campo Grande, que funcionam diariamente, oferecendo mais opções para a população.
Apesar de o Brasil não registrar casos de poliomielite desde 1989 e ter recebido a certificação de área livre de circulação do vírus em 1994, ainda há o risco de reintrodução. Por isso, iniciativas como essa campanha de vacinação são fundamentais para manter a proteção da população, principalmente das crianças, contra essa doença que pode causar paralisia irreversível e até mesmo levar à morte.