A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) anunciou que, desde esta semana, está disponibilizando a vacina contra a variante JN.1 do coronavírus. A vacinação não é restrita apenas aos imunocomprometidos; com a chegada de novas doses, outros grupos prioritários também começarão a ser vacinados progressivamente. Inclusive, a vacina destinada a crianças com até cinco anos de idade já está sendo aplicada nas unidades de saúde do município.
Até o momento, a campanha já vacinou idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas acima de 60 anos nas unidades de saúde locais. A SMS destaca que a imunização seguirá um plano escalonado, dependendo do envio de doses pelo Ministério da Saúde e das diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Além das vacinas contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde também está promovendo a vacinação contra a gripe, enfatizando a importância da imunização contra a influenza. Esta vacina está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade, reforçando a necessidade de que a população se mantenha protegida não apenas contra o coronavírus, mas também contra outras doenças respiratórias que podem causar complicações, especialmente em grupos mais vulneráveis.
Com essas iniciativas, a gestão municipal busca garantir a saúde da população carioca, disponibilizando vacinas para combater a covid-19 e a gripe, proporcionando um suporte essencial para aqueles com sistemas imunológicos mais frágeis, além de promover a saúde pública através da prevenção.