Durante toda a semana, das 8h às 16h, será possível se vacinar no Terminal Gentileza, localizado na região portuária da cidade, onde o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, estará presente, além do Aeroporto Santos Dumont, no centro. Na terça e quinta-feira, a vacinação também estará disponível na Central do Brasil, outro local de grande movimentação na cidade.
O sarampo é uma doença febril aguda altamente transmissível, que pode afetar pessoas de todas as faixas etárias. A transmissão ocorre principalmente por contato direto, pessoa a pessoa, através de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de completar o esquema vacinal, especialmente para adultos de 18 a 59 anos que não estão imunizados.
Apesar de a capital não ter registrado casos da doença em 2025, cidades vizinhas, como São João de Meriti, já apresentaram ocorrências recentes. Por isso, a vacina contra o sarampo está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e em Campo Grande, na zona oeste.
No último sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde e o município de São João de Meriti, realizou uma campanha para aplicação da vacina e busca ativa por casos suspeitos da doença. A prioridade foram pessoas de 9 meses a 59 anos que não estavam vacinadas. A ação contou com o apoio de equipes de profissionais de saúde e capacitação para detecção e registro de vacinas aplicadas.
A mobilização no combate ao sarampo reforça a importância da imunização e a cooperação entre os órgãos de saúde para controlar a propagação da doença. A vacina tríplice viral é considerada segura e eficaz, sendo essencial para manter a segurança do país contra o sarampo. A conscientização e ações conjuntas são fundamentais para garantir a erradicação e controle dessa enfermidade.