SAÚDE – Pesquisas revelam presença de microplásticos em órgãos vitais do corpo humano; estudo aponta riscos e busca por soluções.



O cérebro é considerado o órgão mais protegido do corpo humano, no entanto, um estudo revelou que o microplástico, uma partícula com menos de meio centímetro, consegue chegar a essa região. A pesquisadora brasileira Thais Mauad destaca a surpresa ao encontrar partículas de microplástico no bulbo olfatório, que é a primeira conexão com o nariz. Essa descoberta levanta questionamentos sobre os possíveis impactos dessa invasão de plástico no nosso corpo.

Além disso, um estudo italiano liderado pelo pesquisador Raffaele Marfella evidenciou que pacientes com plástico na carótida, artéria que leva sangue do coração para o cérebro, têm quatro vezes mais chances de sofrer um infarto, AVC ou falecer. Diante desse cenário alarmante, Marfella busca desenvolver um tratamento eficaz para combater as inflamações causadas pelo microplástico.

Outras pesquisas também descobriram a presença de microplástico em locais como pulmão, fígado, rins, leite materno, sêmen e sangue, gerando preocupações sobre os efeitos dessa contaminação no organismo humano. Para discutir essas questões, o programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, apresentará o episódio “Microplástico na veia” nesta segunda-feira, com especialistas, pesquisadores e representantes da indústria do plástico.

A reciclagem é apontada como uma medida importante, mas insuficiente para resolver o problema, segundo especialistas entrevistados. A redução na produção de plástico é apontada como uma das soluções mais eficazes para minimizar os impactos negativos desse material no meio ambiente e na saúde humana. O desafio, no entanto, é encontrar alternativas viáveis que permitam reduzir o uso de plásticos na sociedade contemporânea.

O episódio “Microplástico na veia” promete trazer reflexões e debates sobre a presença desse material em nosso cotidiano e as possíveis estratégias para lidar com essa questão urgente. Não deixe de assistir nesta segunda-feira às 23h na TV Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo