SAÚDE – OMS lança cursos gratuitos online em português sobre mpox, doença decretada emergência global de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente a disponibilidade de uma série de cursos e materiais online gratuitos em oito idiomas, incluindo português, sobre a mpox, uma doença que foi declarada como emergência em saúde pública de importância internacional. Esses recursos educacionais podem ser acessados através do site da entidade.

Os cursos e materiais disponíveis abordam diversos aspectos relacionados à mpox, desde a evolução global da doença no continente africano até informações detalhadas sobre sinais, sintomas, opções de tratamento, medidas de prevenção e controle de infecções. Além disso, os documentos exploram as vias de transmissão da doença, a detecção clínica de casos suspeitos, diferenças em relação a outras doenças como varicela humana e sarampo, descrição de amostras e testes laboratoriais, entre outros temas relevantes.

De acordo com a OMS, a situação da mpox no continente africano foi considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional devido ao risco de disseminação global e a ameaça de uma nova pandemia. Mais de 15 mil casos suspeitos da doença foram registrados apenas na República Democrática do Congo, com 537 mortes confirmadas. Outros países africanos, como Burundi, Quênia, Ruanda, África do Sul e Uganda, também reportaram casos da doença.

Recentemente, a OMS alertou para uma variante mais perigosa da mpox, com taxas de letalidade mais altas, especialmente entre crianças pequenas. Essa nova variante tem preocupado autoridades de saúde em todo o mundo e levou o Ministério da Saúde do Brasil a tomar medidas emergenciais, incluindo a instalação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à doença.

Diante desse cenário preocupante, o governo brasileiro já está em negociações para adquirir 25 mil doses da vacina contra a mpox, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A atualização das recomendações e do plano de contingência para a doença também já está em andamento, visando garantir uma resposta eficaz e rápida diante dessa ameaça global.

Sair da versão mobile