SAÚDE – OMS confirma primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária no México, paciente não tinha exposição a aves.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o primeiro caso de morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O trágico ocorrido envolveu um paciente de 59 anos, residente no México, tornando-se o primeiro caso de infecção em humano confirmado em laboratório em todo o mundo.

A notícia foi divulgada pelas autoridades sanitárias mexicanas em 23 de maio, alarmando a população em relação aos perigos da variante H5N2. A OMS enfatizou que o paciente, morador da Cidade do México, não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais. Apesar disso, a variante já havia sido identificada em aves do país, causando preocupação para a propagação do vírus.

Segundo informações da organização, o paciente apresentava múltiplas condições médicas subjacentes, o que pode ter contribuído para a gravidade da infecção. Seus familiares relataram que ele já estava acamado há três semanas, por outras razões de saúde, antes do início dos sintomas agudos da gripe aviária.

Diante desse cenário preocupante, a OMS avaliou como baixo o risco representado pelo vírus para a população em geral. Medidas preventivas estão sendo adotadas para conter a disseminação da variante H5N2 e evitar novos casos fatais.

É importante que a população esteja alerta quanto aos sintomas da gripe aviária e busque atendimento médico imediato em caso de suspeita de infecção. A OMS está acompanhando de perto a situação e trabalhando em colaboração com as autoridades locais para garantir a segurança da saúde pública diante desse surto da variante H5N2.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo