SAÚDE – O município do Rio de Janeiro realizará testes da vacina contra o vírus da dengue tipo 1 em breve.



A cidade do Rio de Janeiro vai realizar testes de uma vacina contra a dengue em uma população específica até o final deste ano. A parceria foi estabelecida entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas sejam vacinadas para avaliar a eficácia da vacina contra o tipo 1 da dengue, que está circulando atualmente no Brasil.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou em entrevista à Agência Brasil que a vacina foi testada anteriormente para a dengue tipo 2, e agora eles querem ver como ela se comporta com o sorotipo circulante atualmente, que é o tipo 1. O objetivo do teste é prevenir o aumento de casos da doença durante os períodos de verão, quando a transmissão costuma ser mais intensa. O secretário afirmou que o teste será realizado antes do próximo verão para verificar a eficácia da vacina no combate à doença.

Embora a área onde o teste será realizado já tenha sido definida, Soranz não divulgou a localização exata, pois ainda há outras decisões a serem tomadas. Ele ressaltou que a amostra será realizada em uma área específica e eles estão definindo o tamanho dessa amostra.

Em relação à vacinação contra a covid-19, o secretário informou que em março do próximo ano o município do Rio de Janeiro realizará mais uma etapa de imunização contra a doença. A intenção é ter uma periodicidade semelhante à vacinação contra a gripe, que é aplicada anualmente. Ele explicou que a vacina contra a covid-19 é eficiente, porém, com o tempo, a capacidade de imunização vai diminuindo, por isso é necessário renovar a carga de proteção.

Segundo Soranz, a vacina contra a covid-19 será aplicada anualmente, assim como a vacina da gripe. Ele ressaltou que essa vacina tem um processo de genicidade semelhante, protegendo muito, mas sua eficácia vai diminuindo ao longo do tempo. Portanto, é importante que as pessoas tenham consciência de que a proteção não é duradoura e que é necessário se vacinar anualmente. O Ministério da Saúde já recomendou que a vacina da covid-19 seja aplicada anualmente e a recomendação é que todos que ainda não foram vacinados procurem uma unidade de saúde para se proteger.

O secretário ressaltou que essa etapa de vacinação contra a covid-19 começará em março e pretende realizar a vacinação juntamente com a vacina bivalente. Ele fez um apelo para que as pessoas que estão com o calendário de vacinação em atraso procurem uma unidade de saúde, pois atualmente o município possui 60 mil doses da vacina prestes a vencer. É importante que as vacinas não expirem e que a cidade do Rio de Janeiro continue livre da covid-19, como está atualmente.

Essas são as informações disponibilizadas pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Os testes da vacina contra a dengue e a vacinação contra a covid-19 fazem parte das estratégias de combate às doenças e visam proteger a população do Rio de Janeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo