SAÚDE – Número de casos de monkeypox no Rio de Janeiro chega a 119 em 2024, com sete registrados apenas em agosto.



A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro divulgou que, até o momento, foram registrados 119 casos de mpox em 2024, com sete desses casos apenas no mês de agosto. Desde 2022, um total de 1.266 casos foram confirmados, com a ressalva de que não houve registros de mortes decorrentes da doença. Em 2023, o número de casos foi de 142, enquanto no ano anterior, em 2022, foram contabilizados 1.005 casos.

A mpox, causada pelo vírus monkeypox, é uma doença que pode ser transmitida entre pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para as pessoas, principalmente por meio de objetos e superfícies que estiveram em contato com um paciente infectado. Em regiões onde o vírus circula entre animais selvagens, a doença também pode afetar os seres humanos que tiverem contato com esses animais.

Os sintomas da mpox podem variar, sendo a erupção na pele um dos sinais mais comuns da doença, podendo durar de duas a quatro semanas. Além da erupção cutânea, os pacientes podem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, gânglios inchados, entre outros sintomas.

O vírus da mpox pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato próximo, incluindo fala, respiração, toque ou contato sexual. Durante o surto global de 2022/2023, a infecção se disseminou principalmente através do contato sexual.

É importante ressaltar que, embora alguns indivíduos apresentem sintomas mais leves da doença, outros podem desenvolver quadros mais graves e necessitar de cuidados médicos em unidades de saúde. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica caso seja necessário.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo