Segundo a pasta da Saúde, alguns municípios podem enfrentar escassez de estoque, porém a maioria das redes de saúde nos estados ainda dispõe de doses da Coronavac e da Pfizer para aplicação em adultos que necessitam completar o esquema vacinal. O Ministério ressalta que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam sendo eficazes na prevenção de formas graves da doença.
Ademais, a rede de saúde pública está abastecida com vacinas destinadas ao público infantil, considerado prioritário devido à baixa cobertura vacinal. Apenas 11,4% dos jovens com menos de 14 anos receberam as três doses do imunizante contra a covid-19, de acordo com dados do ministério.
No Brasil, a vacinação contra a covid-19 é recomendada para a população em geral a partir dos 6 meses de idade. O esquema vacinal primário consiste em, no mínimo, duas doses para garantir a proteção contra o coronavírus.
Com a chegada das novas doses e a disponibilidade de vacinas para diferentes faixas etárias, o Ministério da Saúde reforça a importância da imunização como forma eficaz de combater a propagação do vírus e proteger a saúde da população. A vacinação em massa é considerada uma das estratégias fundamentais para controlar a pandemia e prevenir novos surtos de covid-19 no país.