SAÚDE – Ministros da saúde do G20 se reúnem no Rio de Janeiro para discutir criação de coalizão global de saúde.

Ministros da Saúde dos países que fazem parte do G20 estão reunidos esta semana no Rio de Janeiro para discutir questões cruciais relacionadas à saúde global. O objetivo do encontro é chegar a um consenso entre as nações sobre as ações a serem apresentadas na próxima cúpula de líderes, que está programada para os dias 18 e 19 de novembro na capital fluminense.

Durante uma entrevista à imprensa realizada nesta terça-feira, a ministra brasileira da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância de o G20 apoiar a criação de uma coalizão voltada para a produção local e regional de vacinas e medicamentos em países e regiões com dificuldades de acesso a esses imunizantes. Segundo ela, essa medida é fundamental para reduzir a desigualdade entre os países e garantir maior acesso a esses recursos essenciais, especialmente após as falhas de distribuição durante a pandemia de covid-19.

Além disso, Nísia Trindade ressaltou a necessidade de expandir a estratégia de saúde digital, implementar medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e criar um mecanismo eficaz para lidar com futuras pandemias. O Brasil também pretende compartilhar sua experiência com a plataforma Ciência com Saúde, que tem como objetivo combater a desinformação em questões relacionadas à saúde.

A expectativa é que a reunião do G20 resulte em decisões concretas e ações coordenadas entre os países membros para fortalecer a saúde global e enfrentar os desafios emergentes nesse campo. As discussões em curso no Rio de Janeiro certamente terão um impacto significativo nas políticas de saúde pública e na cooperação internacional no combate a doenças e epidemias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo