“Isso não é por acaso, tem a ver com fatores climáticos e ligados aos próprios vírus”, explicou a ministra ao abordar a situação preocupante. Ela enfatizou que a dengue é o mais grave problema de saúde pública enfrentado atualmente, mas destacou a importância de não descuidar de outras doenças que também representam desafios para o sistema de saúde.
Nísia Trindade expressou sua preocupação com a possibilidade de uma pressão adicional sobre os sistemas de saúde devido à concomitância de casos de dengue e gripe em alguns municípios e estados. Diante desse cenário, a ministra anunciou a antecipação da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que estava prevista para começar em breve.
Ela destacou que em locais como o Distrito Federal, a imunização já teve início e pediu que as pessoas pertencentes aos grupos de risco definidos procurem os postos de saúde para receber a vacina. O alerta da ministra ressalta a importância da prevenção e do cuidado com a saúde diante do cenário preocupante de aumento de casos de doenças respiratórias no país.