A intenção do programa é proporcionar melhores condições para que os agentes possam analisar as informações coletadas nas residências e em seus territórios de atuação, além de orientar a população, visando aprimorar a qualidade dos serviços de atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde. A pasta informou que apenas inscrições completas serão analisadas e orientou os interessados a verificarem a mensagem de validação do cadastro para garantir que tudo foi preenchido corretamente.
Para os agentes de saúde do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes, haverá um segundo momento de inscrição. O objetivo do Programa Mais Saúde com Agente é expandir as habilidades de acolhimento para atender populações vulneráveis, em busca de equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e cuidado de pessoas com problemas de abuso de álcool e drogas.
Os agentes comunitários de saúde realizam visitas domiciliares para orientar as comunidades, registrar informações, educar sobre saúde e encaminhar para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já os agentes de combate às endemias atuam na prevenção de doenças ligadas ao ambiente, como dengue e leishmaniose, identificando e eliminando focos de transmissão e orientando a população sobre medidas preventivas.