As instituições escolhidas têm apresentado uma estrutura que possibilita um aumento na oferta de cirurgias, em um momento em que a demanda por procedimentos médicos tem crescido. O GHC ficará encarregado de selecionar as empresas que fornecerão os profissionais de saúde, além de equipamentos, insumos e medicamentos necessários para a realização das cirurgias. Entre as especialidades atendidas nos mutirões, estão previstas áreas como cirurgia geral, vascular, dermatológica, urológica, oftalmológica e ginecológica, de acordo com as demandas regionais e a disponibilidade dos médicos.
A escolha dos hospitais não foi aleatória. A localização em áreas de atendimento prioritário foi um fator determinante. A região metropolitana de Porto Alegre, onde está situado o Hospital Universitário de Canoas, enfrenta longas filas de espera para cirurgias, enquanto a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul tem sido marcada por grandes atrasos na execução de procedimentos cirúrgicos. Com essa iniciativa, espera-se realizar cerca de 1.600 procedimentos mensais em Canoas e aproximadamente 180 em São Lourenço.
Além desse acordo, Padilha também anunciou o início das obras de um novo Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (CADT) em Porto Alegre. O espaço, parte da infraestrutura do GHC, terá a capacidade de realizar mais de 700 mil exames e procedimentos anualmente. Com uma área superior a 19 mil metros quadrados, o CADT contará com recursos avançados para exames de imagem, diagnósticos laboratoriais, hemodinâmica e outros procedimentos essenciais, atendendo pacientes de todo o estado.
O centro, que será construído com um investimento de R$ 200 milhões provenientes do Novo Pac, terá nove andares e concentrará procedimentos como ressonâncias, tomografias e ultrassonografias. O ministro destacou que o GHC espera atingir um recorde em 2023, com mais de 4 milhões de exames e procedimentos, e acredita que a nova estrutura trará melhorias significativas tanto para trabalhadores quanto para pacientes que dependem destes serviços essenciais.
