Segundo a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, anteriormente os prontuários ficavam restritos à unidade de atendimento do usuário. Agora, com o Meu SUS Digital, os prontuários passam a estar disponíveis em toda a rede de saúde do Brasil, garantindo assim qualidade e continuidade no cuidado dos pacientes.
Além do acesso aos prontuários eletrônicos, o aplicativo também lançou o Sumário Internacional do Paciente, facilitando o atendimento de saúde em viagens internacionais. Com informações sobre medicamentos, alergias e outros dados essenciais, os profissionais de saúde poderão oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz.
A iniciativa faz parte da Rede Nacional de Dados em Saúde, que conta com mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis. O Meu SUS Digital é o aplicativo mais baixado na categoria saúde, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, demonstrando a relevância e aceitação da plataforma.
Além do aplicativo, o Ministério da Saúde também anunciou a implantação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Pará, e no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Essa iniciativa visa ampliar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas, contribuindo para a melhoria da saúde da população.
Com um incentivo de R$ 464 milhões para ações de transformação digital em todo o país, o governo federal está comprometido em expandir a telessaúde e promover avanços significativos na área da saúde, beneficiando assim milhares de brasileiros em todas as regiões do Brasil.