A Operação Gota foi criada em 1993 com o objetivo de facilitar o transporte de vacinas, medicamentos e equipes de saúde, além de oferecer treinamento especializado para equipes locais. O Ministério da Saúde é responsável por coordenar e financiar a operação, contando com o apoio do Ministério da Defesa, da Força Aérea Brasileira (FAB), secretarias estaduais e Secretaria de Saúde Indígena.
O planejamento para a Operação Gota 2025 foi discutido em uma reunião recente entre a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a FAB. Os técnicos e pilotos da FAB terão a responsabilidade de realizar o georreferenciamento, determinar os pontos de saída, as rotas e os locais de pouso nas comunidades atendidas.
Os critérios para a escolha das áreas contempladas incluem locais sem acesso por rodovias ou hidrovias, regiões que exigem mais de cinco dias de viagem para atendimento, áreas sem visitação por mais de seis meses ao ano, territórios com barreiras geográficas significativas e regiões de floresta onde os profissionais de saúde precisam permanecer por mais de quatro dias sem comunicação.
Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com a saúde das populações mais vulneráveis, garantindo que todos tenham acesso à imunização, mesmo em locais de difícil acesso no Brasil.