SAÚDE – Ministério da Saúde inicia ação de vacinação contra gripe na Região Norte durante Inverno Amazônico para imunizar 6,6 milhões de pessoas.

Com a chegada do Inverno Amazônico, que caracteriza o período de maior circulação viral e transmissão da gripe na região, o Ministério da Saúde deu início a uma ação de mobilização para incentivar a vacinação contra a influenza na Região Norte. A campanha teve início nesta quarta-feira (22) e seguirá até o dia 15 de dezembro, com o Dia D previsto para o próximo sábado (25). A expectativa do ministério é imunizar 6,6 milhões de pessoas, para isso foram disponibilizadas 7 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas que mais circulam no Brasil.

A pasta reforçou que a vacina contra a gripe pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada uma.

A campanha é direcionada a diversos grupos, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Essa iniciativa do Ministério da Saúde visa ampliar a cobertura vacinal contra a gripe na Região Norte, tendo em vista que o Inverno Amazônico é um período crítico para a circulação do vírus. A vacinação é de extrema importância para a prevenção da doença e diminuição do impacto na saúde da população, principalmente nos grupos de maior vulnerabilidade. A adesão à campanha de vacinação é essencial para proteger a saúde coletiva e contribuir para a redução dos casos de gripe na região.

Sair da versão mobile