A ampliação do quadro de profissionais visa fortalecer a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, proporcionando um cuidado mais humanizado e próximo às comunidades. O programa Mais Saúde com Agente é reconhecido como o maior projeto de formação técnica na área da saúde no Brasil. Ao longo dessa jornada de qualificação, cerca de 81 mil Agentes Comunitários de Saúde foram treinados para oferecer suporte às famílias em suas localidades, enquanto 28 mil Agentes de Combate às Endemias se dedicaram à prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, atuando diretamente nas residências e terrenos para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
O processo de formação envolveu mais de 12 mil profissionais, incluindo tutores, preceptores e assistentes locais e regionais, que desempenharam papel fundamental na educação dos novos agentes. Com um formato semipresencial, o programa teve uma carga horária total superior a 1,2 mil horas e se estendeu por dez meses. A estrutura dos cursos dessa turma incluiu novas disciplinas focadas em equidade e no combate às desigualdades, com o intuito de melhorar o acolhimento à população.
A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esses esforços, o governo busca não apenas aumentar a capacidade de atendimento nas comunidades, mas também promover uma saúde mais igualitária e acessível a todos os cidadãos.
