SAÚDE – Ministério da Saúde é notificado sobre caso suspeito de mpox no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Paciente em isolamento aguarda resultados de exames.



Neste domingo (25), o Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito de mpox, doença causada pelo vírus varicela-zóster, que envolveu um passageiro que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A informação foi recebida pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), órgão responsável por monitorar casos de saúde pública no país, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o comunicado oficial, o passageiro apresentando sintomas da doença foi prontamente atendido no posto médico do aeroporto durante a madrugada e posteriormente encaminhado para uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município de Guarulhos para a realização de exames. Até o momento, o paciente encontra-se em bom estado de saúde e foi levado para isolamento em um hotel na região, onde permanecerá até a disponibilidade dos resultados dos exames prevista para esta segunda-feira (26).

As autoridades de vigilância no aeroporto agiram imediatamente, desinfetando o local e monitorando outras pessoas presentes na área de estrangeiros inadmitidos. Não há informações sobre a origem do paciente ou se esteve em regiões afetadas pela cepa 1b, motivo do recente alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde ressaltou que está acompanhando de perto o desenrolar do caso em conjunto com o Cievs de São Paulo, Anvisa, Ministério de Portos e Aeroportos, Polícia Federal e Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A situação será monitorada de forma rigorosa para garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos no caso suspeito de mpox em Guarulhos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo