SAÚDE – Intoxicação por Metanol em SP: Ministério da Saúde Confirma Décimo Caso e Alertas para Urgência em Unidades de Saúde

O estado de São Paulo enfrenta uma situação alarmante com o aumento nos casos de intoxicação por metanol, motivada pelo consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Saúde iniciou um monitoramento rigoroso dessa questão, pedindo que todas as unidades de saúde, especialmente os serviços de urgência e emergência, sigam protocolos de notificação para casos suspeitos de intoxicação exógena.

Na última reunião do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido do Governo Federal, foi confirmado o décimo caso de intoxicação por metanol, com três óbitos até o final do dia. Este encontro, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou a gravidade da situação atual.

O governo informou que a Secretaria Nacional do Consumidor está tomando medidas para comunicar os Procons de todo o país, fornecendo orientações sobre a segurança no consumo e comercialização de bebidas alcoólicas. Simultaneamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está coletando informações para avaliar a necessidade de ações de fiscalização nesse setor.

Os relatos de intoxicação por metanol estão se apresentando de uma maneira nova e preocupante. Embora esses casos costumassem estar associados principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade — muitas vezes decorrentes da ingestão de álcool adulterado em postos de gasolina —, agora há registros de pessoas intoxicadas após consumirem bebidas alcoólicas em ambientes sociais como bares. Isso inclui uma variedade de destilados como gin, whisky e vodka.

As autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública chamam atenção para a possibilidade de que ainda existam casos não notificados. O encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo a Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na manhã do dia seguinte, os ministros da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e o diretor-geral da Polícia Federal marcarão uma coletiva de imprensa para apresentar um plano de ação mais detalhado. A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave, com sintomas que variam de visão turva a mal-estar severo, podendo levar à cegueira e, em casos extremos, à morte.

Em caso de suspeita de intoxicação, o governo recomenda buscar atendimento médico imediatamente e entrar em contato com os centros especializados disponíveis. A identificação precoce dos sintomas e o atendimento rápido são cruciais para evitar desfechos fatais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo