SAÚDE – Impactos da pandemia: 48,6% dos brasileiros tiveram redução na renda e 47,4% enfrentaram insegurança alimentar, aponta pesquisa do Ministério da Saúde.



Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, chamada de Epicovid 2.0, revelou dados alarmantes sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na população brasileira. De acordo com o estudo, 48,6% dos entrevistados relataram ter tido uma redução na renda devido à crise sanitária, enquanto 47,4% enfrentaram insegurança alimentar, o que significa que não tinham a certeza de garantir comida diariamente.

Os efeitos da pandemia foram ainda mais evidentes nas camadas mais pobres da população e nos lares chefiados por mulheres. Cerca de 34,9% das pessoas perderam seus empregos e 21,5% tiveram que interromper seus estudos durante esse período conturbado. Além disso, 14,7% dos entrevistados relataram ter perdido um familiar devido à Covid-19.

A pesquisa revelou também que mais de 28% da população brasileira, equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas, afirmaram ter sido infectadas pelo coronavírus. O estudo foi realizado em 133 cidades do país, com uma amostra de 33.250 entrevistas. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória, sendo apenas uma pessoa por residência a responder ao questionário.

A Epicovid 2.0 foi coordenada pelo Ministério da Saúde e realizada em parceria com diversas instituições de renome, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esses dados ressaltam a gravidade da situação enfrentada pela população brasileira durante a pandemia de Covid-19 e evidenciam a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos neste momento de crise.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo