Durante a cerimônia, Lula reafirmou seu compromisso com a pesquisa, garantindo que não faltará financiamento para o Butantan e outros institutos de pesquisa do país. Ele também fez um alerta sobre a disseminação de notícias falsas que podem desacreditar a importância da vacinação, enfatizando a necessidade de mobilizar a sociedade a retomar o hábito de se vacinar, como no passado.
Os investimentos não se limitam apenas à modernização das estruturas existentes, que já trabalham com tecnologias inovadoras, como as vacinas com RNA mensageiro (mRNA). O objetivo principal é garantir a autonomia do Brasil na fabricação de soros e imunizantes avançados. Entre as iniciativas, destaca-se a construção de uma nova fábrica para a produção da vacina tetravalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a reforma da unidade dedicada à produção de vacinas com mRNA.
Além disso, os recursos também serão alocados para a construção de uma nova fábrica que produzirá o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina DTPa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Será realizada ainda a reforma de um prédio destinado à produção de soros e a criação de uma área específica para o envase e liofilização dos produtos.
Na abertura das obras, Padilha celebrou o evento como um marco histórico que colocará o Butantan entre os principais centros de inovação tecnológica e industrial do mundo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em um contexto de avanço das vacinas, Padilha também anunciou que, ainda este ano, a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan será disponibilizada ao público em geral. Ele destacou que o Ministério da Saúde está trabalhando para iniciar a vacinação de pessoas a partir de 59 anos e, gradualmente, descer a faixa etária. Essa vacina, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo, testada para indivíduos entre 12 e 59 anos.







