Essas unidades são parte do programa Brasil Sorridente, uma iniciativa que visa garantir o atendimento odontológico às populações com dificuldades de acesso, incluindo grupos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidades rurais. O objetivo primordial do programa é assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao cuidado dental adequado.
As Unidades Odontológicas Móveis funcionam como consultórios completos sobre rodas, equipadas com tecnologia de ponta, como raio-X, cadeiras odontológicas e instrumentos para a realização de procedimentos variados, incluindo restaurações, extrações e cuidados preventivos. Essa abordagem é especialmente relevante para comunidades distantes, que frequentemente enfrentam barreiras de acesso aos serviços de saúde.
Lucena também destacou um exemplo concreto do impacto desse modelo: em Mâncio Lima, no Acre, as equipes locais conseguiram adaptar uma unidade móvel para atender comunidades ribeirinhas, utilizando uma balsa para levar os serviços odontológicos até os moradores que, de outra forma, não teriam acesso.
Além da expansão do número de unidades móveis, o governo planeja introduzir novos tratamentos, como a realização de canal e próteses dentárias com uma nova tecnologia que agiliza o processo de restauração. Um projeto piloto está sendo implementado em Cavalcante, Goiás, permitindo que as próteses sejam fabricadas rapidamente por meio de escaneamento digital, oferecendo um retorno ágil ao paciente.
As UOMs foram criadas em 2009, no segundo mandato do governo Lula, mas passaram por uma interrupção em 2015 e foram reativadas em agosto do ano passado, com novos investimentos através do Novo PAC Saúde. O impacto positivo dessas unidades é corroborado por uma pesquisa realizada por Ângelo Giuseppe Roncalli Costa Oliveira, professor da UFRN, que revelou que, após a presença das unidades, 75% dos gestores e dentistas notaram uma significativa ampliação do acesso à saúde bucal em suas comunidades. Em muitas localidades, o depoimento foi claro: os residentes provavelmente nunca teriam tido a oportunidade de se consultar com um dentista se não fosse por essas iniciativas móveis.
Com essa nova fase do programa Brasil Sorridente, a expectativa é que mais brasileiros recebam o cuidado necessário para garantir um sorriso saudável.
