Durante o pronunciamento, os ministros ressaltaram a importância da vacinação e a meta de imunizar quase 30 milhões de estudantes em mais de 110 mil escolas. Padilha destacou a mobilização nos estados e municípios, ressaltando que a ação Saúde na Escola terá início na próxima segunda-feira, dia 14, e se estenderá até o dia 25 deste mês.
Para alcançar esse objetivo, serão oferecidas vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV para crianças menores de cinco anos do Ensino Infantil. Já para os maiores de cinco anos e menores de 15 anos, serão disponibilizados os imunizantes contra as mesmas doenças.
Uma novidade anunciada foi a Caderneta de Vacinação Digital, que poderá ser baixada no celular. Segundo o ministro da Saúde, essa ferramenta permitirá aos pais monitorar todas as vacinas de seus filhos, ficar em dia com a imunização e receber alertas sobre novas doses.
Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas escolas ou nas Unidades Básicas de Saúde, sempre com o consentimento dos pais. A iniciativa visa garantir mais saúde e bem-estar para a população infantojuvenil do país, fortalecendo a prevenção de doenças e promovendo a imunização em larga escala.