Além disso, os 24 núcleos de Telessaúde do país irão colaborar em conjunto com o núcleo do Rio Grande do Sul para garantir os atendimentos, especialmente na área da saúde mental, que será necessária no médio prazo. A Força Nacional está presente para auxiliar nos atendimentos e o teleatendimento será uma ferramenta importante para dar continuidade aos cuidados.
Durante um evento na Feira Hospitalar 2024, a secretária destacou a importância da saúde digital, que engloba todas as tecnologias digitais emergentes utilizadas no processo assistencial, de vigilância e pesquisa. O objetivo é transformar o SUS em um sistema mais orientado para o usuário, oferecendo uma jornada de cuidado integral e continuado com o apoio das tecnologias digitais.
Um exemplo desse avanço é o aplicativo Meu SUS Digital, que está em desenvolvimento para se tornar o prontuário do paciente na palma da mão. Com ele, os usuários poderão ter acesso a documentos de saúde, agendamentos, exames, certificados de vacinação, posição na fila de transplante, medicamentos prescritos, entre outras informações.
Ana Stela ressalta que essa transformação exige um novo olhar sobre o processo de atenção e a arquitetura da saúde pública, visando garantir o acesso facilitado e integrado às informações de saúde. O governo está empenhado em promover essa mudança para melhor atender a população e garantir um sistema de saúde mais eficiente e acessível.