Os genéricos são produzidos após a quebra da patente do medicamento de referência, que geralmente ocorre 20 anos após o seu lançamento. Esses produtos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que os medicamentos de referência. Com a entrada do primeiro genérico no mercado, a pesquisa mostrou uma redução média de 20,8% nos preços mínimos, chegando a uma economia de cerca de 55,2% com a disponibilização do terceiro genérico.
O estudo, que também resultou em um artigo publicado no livro “Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos”, lançado pelo Ipea em novembro do ano passado, ressaltou que os mercados altamente concentrados são os mais impactados pela entrada dos genéricos, com uma redução média de 34% nos preços dos medicamentos. Além disso, o momento em que os genéricos são introduzidos no mercado também influencia nos efeitos, sendo que a redução nos preços é maior quando ocorre logo após a perda da patente do medicamento de referência.
É importante destacar que a compra de genéricos já se tornou um hábito para os brasileiros, representando atualmente 34% das vendas de medicamentos no país. O aumento anual na comercialização de genéricos entre 2003 e 2019 foi de 18,3%, três vezes maior do que o observado para os demais tipos de medicamentos. Com isso, a pesquisa evidencia a importância e os benefícios dos medicamentos genéricos para o mercado farmacêutico e para a população em geral.