Apesar da diminuição dos casos, Claudia Mello destacou que ainda é necessário manter a atenção, pois o número de ocorrências permanece acima da média para esse período do ano. Ela também ressaltou que nem todas as regiões do estado se encontram na mesma situação, sendo que algumas ainda estão com índices mais elevados de contaminação.
O monitoramento da situação aponta que as regiões Metropolitana 1 e Baixada Litorânea, que antes estavam no nível 2, agora apresentam um cenário de nível 1. Já as regiões da Baía de Ilha Grande, Centro Sul e Noroeste já se encontravam no nível 1 anteriormente. A região norte do estado permanece no nível 3, o mais alto da escala, enquanto a região serrana e o Médio Paraíba estão no nível 2. Por outro lado, a Metropolitana II subiu do nível 1 para o 2.
Até o momento, foram registrados 233.566 casos prováveis de dengue, com 139 óbitos confirmados em todo o estado. A taxa de incidência acumulada é de 1.455 casos a cada 100 mil habitantes. A evolução desses números demonstra a importância de manter as medidas de prevenção e controle da dengue, mesmo diante da atual queda nos casos.