SAÚDE – Doses da vacina contra gripe disponíveis para grupos prioritários no DF a partir de hoje; Saiba quem pode se imunizar.

A partir desta terça-feira (25), mais de 100 salas de vacinação do Distrito Federal começam a distribuir a dose contra a gripe para grupos prioritários. Entre os grupos inclusos estão idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mais de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a receber o imunizante. Os locais de vacinação disponibilizarão doses para diversos públicos-alvo, como crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, indígenas, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de forças de segurança e salvamento, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, profissionais das Forças Armadas, trabalhadores dos Correios, trabalhadores portuários, e caminhoneiros.

O primeiro lote da vacina chegou ao Distrito Federal na última sexta-feira (21), com 80 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez a entrega pessoalmente na Rede de Frio da secretaria, garantindo o início da campanha de vacinação contra a gripe na região.

Para receber a dose, é necessário comparecer a um dos locais de vacinação portando documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo prioritário, pode ser exigido um comprovante da situação médica ou profissional, como crachá ou contracheque. A secretaria ressaltou que a vacina contra a gripe pode ser administrada juntamente com outras vacinas, permitindo a atualização de mais de um esquema vacinal no local de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para iniciar no dia 7 de abril. O objetivo do governo federal é imunizar 90% dos grupos prioritários, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que atualiza a vacina anualmente com as cepas de maior circulação. Em 2025, a proteção é garantida contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Mesmo aqueles que se vacinaram em anos anteriores devem comparecer aos postos para garantir a nova dose e manter a proteção contra a gripe em dia.

Sair da versão mobile