“Não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram”, ressaltou Padilha, instando todos a participarem dessa mobilização. Durante o Dia D, estarão disponíveis 16 tipos de vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. Ele reforçou: “É dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para que o Brasil retome sua posição de destaque mundial na vacinação”.
Os pais têm à sua disposição o aplicativo Meu SUS Digital, uma ferramenta que facilita o acompanhamento da situação vacinal de seus filhos. Através dessa tecnologia, é possível verificar quais vacinas já foram administradas e quais ainda precisam ser aplicadas.
A campanha de vacinação, que se estenderá até o final de outubro, é uma iniciativa fundamental para garantir que as crianças fiquem protegidas contra diversas doenças. O ministro também lembrou que as vacinas são oferecidas gratuitamente em todo o território nacional e que, em função das campanhas de imunização, o Brasil se tornou um país livre de doenças como paralisia infantil, tétano neonatal, rubéola e sarampo.
Padilha destacou que, apesar de outros países estarem enfrentando o retorno do sarampo, o Brasil foi reconhecido, em 2024, como um país livre da doença. Contudo, ele alertou que, após seis anos de queda nas taxas de imunização, o governo federal está enfrentando um desafio adicional: a desinformação. Ele mencionou a criação da caderneta digital de saúde da criança, que proporciona informações seguras sobre a vacinação a mais de 1,8 milhão de famílias brasileiras.
Em um contexto alarmante, um estudo recente revelou que o Brasil lidera a desinformação sobre vacinas na América Latina, concentrando cerca de 40% desse tipo de conteúdo nas redes sociais, especialmente no Telegram. O estudo analisou 81 milhões de mensagens em comunidades dedicadas a teorias da conspiração, destacando 175 alegações sobre possíveis danos das vacinas e 89 remédios falsos.
Para levar a mensagem de prevenção e saúde a um público ainda maior, a apresentadora Xuxa Meneghel, conhecida como a “rainha dos baixinhos”, será a estrela da campanha deste ano, junto com o icônico personagem Zé Gotinha, ambos se dirigindo às crianças e seus responsáveis.
Além da vacinação, Padilha enfatizou a importância do Outubro Rosa, uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre a saúde da mulher. Ele incentivou as mães a não apenas vacinarem seus filhos, mas também a cuidar de sua própria saúde, com o acesso ampliado ao exame de mamografia pelo SUS, disponível agora para mulheres de 40 a 74 anos.