Em uma iniciativa que promove inúmeros benefícios à população de Maceió, o “Saúde da Gente”, o maior programa itinerante de saúde do Brasil, se propõe a levar inúmeros atendimentos e serviços a cinco diferentes frentes de atuação. De 14 a 20 agosto, os múltiplos benefícios deste amplamente eficiente programa se concentrarão nos bairros da Chã da Jaqueira, Vila Emater 2 em Jacarecica e em dez outras comunidades.
O enfoque na Saúde da Mulher
A valorosa frente de Saúde da Mulher estabelecerá seus serviços na Chã da Jaqueira durante a próxima semana. De consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem a exames de citologia e ultrassom, a gama de serviços oferecidos vai muito além. As mulheres poderão ainda solicitar mamografias, receber atendimento psicológico, obter orientações sobre pré-natal e planejamento reprodutivo e familiar, dentre outros na 8ª Travessa do Arame, perto do terminal de ônibus do Mutirão.
Foco na Saúde Infantil
Por sua vez, a Vila Emater 2, em Jacarecica, será o local de serviços voltados para a Saúde Infantil. Ações que vão desde a vacinação, passam por atendimentos pediátricos e psicológicos, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura, até encaminhamentos às unidades de saúde para realização do teste do pezinho e da orelhinha, estarão à disposição das crianças.
Veterinário para Saúde Animal
Os residentes da Vila Emater 2 também terão acesso a consultas veterinárias para cães e gatos na tenda Pet. Haverá serviços como consulta, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
Saúde nas Grotas para os mais vulneráveis
As comunidades mais vulneráveis de Maceió continuam sendo um dos focos principais do programa. A frente Saúde nas Grotas atenderá as localidades de: Favelinha da PRF, Grota do Aristides, Vila Saem, Grota do Gelo, Caetés, Grota Paraíso do Horto e Cruz das Almas.
Ademais, uma equipe de profissionais vai prestar serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista na Praia da Ponta Verde e prestar assistência às pessoas que se encontram em situação de acolhimento institucional.
Saúde Mental também é prioridade
Os serviços de Saúde Mental seguem ocorrendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, como as de Saúde da Mulher e Saúde Infantil.
Para garantir o acesso aos serviços
Aqueles que desejarem aproveitar os serviços de saúde devem apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.