Os estados que mais preocupam devido ao aumento nas internações por covid-19 são o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Nas capitais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo registram um crescimento significativo de casos relacionados à covid-19.
Em relação aos casos gerais de SRAG em todo o país, verificou-se um sinal de crescimento a longo prazo nas últimas seis semanas, porém, a tendência se estabiliza nas últimas três semanas. Em relação aos vírus influenza A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a maioria dos estados brasileiros indica estabilidade ou queda de casos. O quadro de rinovírus também apresenta desaceleração na maioria do país.
Apesar de o crescimento dos casos estar mais concentrado nos estados das regiões Centro-Sul, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, reforça a importância da população manter a vacinação em dia. “Mantemos nossa convocação para a vacinação. É fundamental que a população esteja imunizada de acordo com as doses recomendadas para cada faixa etária”, destaca Gomes.
A pesquisa realizada pela Fiocruz reforça a necessidade de se manter as medidas de prevenção e higiene, como o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos. Além disso, a vacinação é uma das principais estratégias para combater o avanço da covid-19.
Os dados do Boletim InfoGripe são essenciais para monitorar a evolução da pandemia e auxiliar os gestores de saúde na tomada de decisões. A Fiocruz, através do InfoGripe, realiza um trabalho fundamental no mapeamento e análise dos casos de SRAG em todo o Brasil.
É fundamental que a população esteja atenta aos sinais da doença, como febre, tosse, falta de ar e perda de paladar e olfato, e busque atendimento médico imediato caso apresente esses sintomas. A prevenção ainda é a melhor forma de evitar a propagação do vírus e proteger a saúde de todos.