SAÚDE – Chegada de novos voluntários da Força Nacional do SUS reforça atendimentos no Rio Grande do Sul, com mais de 3,5 mil pacientes assistidos.

A partir desta segunda-feira (20), o Rio Grande do Sul receberá um reforço significativo de profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a equipe conta com 100 voluntários, mas com a chegada dos novos profissionais, esse número dobrará para 202, conforme informado pelo governo federal.

Essa medida tem como objetivo permitir que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, possam atuar simultaneamente em dez municípios considerados prioritários. Desde o início de maio, a Força Nacional do SUS já realizou mais de 3,5 mil atendimentos no estado gaúcho, sendo mais de dois mil no Hospital de Campanha de Canoas.

Além disso, a unidade de Porto Alegre registrou 503 atendimentos, enquanto a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a entrar em operação, já acumula 47 atendimentos. As equipes volantes, de acordo com o Ministério da Saúde, atenderam 887 pessoas, realizaram 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.

Os dados do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul mostram que 25% dos atendimentos em saúde no estado estão relacionados a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.

Além disso, o município de Novo Hamburgo receberá em breve um quarto hospital de campanha. A nova estrutura contará com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem, com capacidade para atender entre 150 e 200 pacientes por dia, 24 horas por dia. A montagem da unidade está prevista para começar esta semana, com a previsão de funcionamento divulgada nos próximos dias, conforme comunicado pelo Ministério da Saúde.

Sair da versão mobile