O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) facilitou o acesso a essas informações por meio da Página do Participante no Sistema Revalida, exigindo que os candidatos façam login utilizando a senha do portal Gov.br. Isso garante um processo seguro e organizado para os participantes.
A aplicação da primeira etapa do Revalida 2025/2 está agendada para o dia 19 de outubro, quando os candidatos realizarão provas objetivas. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30 e término às 18h30, de acordo com o horário oficial de Brasília. É importante destacar que haverá um tempo mínimo de permanência de duas horas na sala de prova, sendo a assinatura da lista de presença permitida apenas após esse intervalo.
As provas consistirão em 100 questões de múltipla escolha e serão realizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal, exclusivamente no período da tarde. Após a aplicação da prova, os candidatos deverão enviar a documentação que comprove sua formação médica no exterior entre os dias 20 e 24 de outubro.
O Revalida tem como objetivo avaliar a formação de médicos brasileiros e estrangeiros que desejam exercer a medicina no Brasil após terem se formado no exterior. O exame busca assegurar que os candidatos possuam as habilidades e conhecimentos exigidos para atender aos padrões do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assim a qualidade do atendimento médico no país. O exame é realizado em duas edições anuais e é dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática, abrangendo as principais áreas da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, além de medicina da família e comunidade. É importante ressaltar que o Revalida não promove uma classificação das instituições de ensino superior estrangeiras.