SAÚDE – Campanha incentiva doação de sangue nos hospitais federais do Rio de Janeiro a partir do Dia Nacional do Doador, com ações até sexta-feira.



Os hospitais federais do Rio de Janeiro iniciaram nesta segunda-feira (25) uma campanha de incentivo à doação de sangue em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação ocorrerá durante toda a semana, encerrando na sexta-feira (29).

De acordo com o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, os bancos de sangue das unidades federais desempenham um papel fundamental no atendimento aos pacientes que necessitam de cirurgias de grande porte, tratamentos de doenças oncológicas e hematológicas, além de procedimentos de urgência e emergência. Por isso, é crucial que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para garantir um atendimento eficaz.

Para ser um doador de sangue, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis para menores de 18 anos), pesar mais de 50 quilos e estar saudável e descansado. Não é obrigatório estar em jejum, porém é recomendável evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação e abster-se de bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de identidade com foto.

Algumas restrições se aplicam, como no caso de grávidas, mulheres amamentando e pessoas que fizeram tatuagens ou piercings nos últimos seis meses.

Os locais de doação de sangue nos hospitais federais do Rio de Janeiro são:

– Hospital Federal de Bonsucesso: de 25 a 29 de novembro, das 7h30 às 14h
– Hospital Federal Cardoso Fontes: de 25 a 30 de novembro, das 8h às 12h (segunda a sexta) e das 8h às 13h (sábado)
– Hospital Federal dos Servidores do Estado: de 25 a 29 de novembro, das 7h30 às 16h

Participe dessa nobre causa e ajude a salvar vidas!

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo